O que são Terapias Alternativas?
- Lorena Araujo
- 9 de out. de 2017
- 1 min de leitura

Terapias alternativas são práticas terapêuticas das quais complementam outros tratamentos, sejam médicos, psicoterapêuticos, fisioterapêuticos, psiquiátrico, entre outros, dos quais segundo Luiz (2005), surgiram no Brasil a partir do século XX.
Desencadeado junto com o movimento social contracultura, no intuito de trazer antigos sistemas médicos como a Medicina Tradicional Chinesa e a Ayurvédica para o país, as terapêuticas alternativas foram sendo evidenciadas com o desenvolvimento de farmácias e lojas de produtos naturísticos tradicionais e o reaparecimento de vendedores de plantas medicinais. Além disso, reportagens frequentes sobre os efeitos curativos de terapias ou práticas terapêuticas não-convencionais passaram a ser divulgadas nos grandes meios de comunicação, com isso a procura teve um aumento considerável dando visibilidade para as práticas alternativas.
Hoje em dia existem diversos tipos de terapias disponíveis no mercado como a acupuntura, shiatsu, homeopatia, reiki, aromoterapia, cromoterapia, florais, fitoterapia, reflexologia, leitura de aura, constelação familiar, entre outros, abrangendo uma série de necessidades que possam ser apresentadas pelas pessoas.
Mas a procura atualmente não está apenas vinculada a tratamentos tradicionais, pois observa-se que a demanda não se dá apenas quando há algum problema já existente, e sim como forma de prevenção e bem estar. Práticas como Yoga, meditação e tai chi chuan se popularizam devido a aspiração pelo autoconhecimento estar em uma crescente cada vez maior. Então se você tem curiosidade em saber um pouco mais sobre cada uma destas e de outras práticas não deixem de acompanham o blog. Aqui estarei desvendando junto com vocês os encantos que os métodos alternativos nos trazem para a promoção de saúde e bem estar.
Referências Bibliográficas:
http://www.scielo.br/pdf/%0D/physis/v15s0/v15s0a08.pdf
Comments